PROLAR - Companhia de Habitação de Ponta Grossa

Fone (42) 3222-1257

Rua Balduíno Taques, 445 - 3º piso

Ponta Grossa - Paraná - 84010-050

Acesso Restrito

Novidades

Prolar realiza encontro de famílias da Horta Comunitária

horta_prolar_2

O evento teve como objetivo celebrar o trabalho realizado durante todo o ano  e que tem repercutido de forma muito positiva na comunidade, formando laços e integrando as famílias
 
A Companhia de Habitação de Ponta Grossa (Prolar) promoveu, na tarde de ontem (12), um encontro entre as famílias integrantes do projeto de hortas comunitárias ‘Cultivar Energia’ no Costa Rica. A reunião marcou o fim de ano do projeto, que viabiliza a produção de alimentos orgânicos sob áreas utilizadas para a transmissão de energia elétrica de alta-tensão.
De acordo com a assistente social do Prolar e uma das coordenadoras do projeto, Marinês Viezzer, o evento tem como objetivo celebrar o trabalho realizado durante todo o ano  e que tem repercutido de forma muito positiva na comunidade, formando laços e integrando as famílias. “O projeto teve início no ano passado e esse ano colocamos em prática, trabalhando um grupo que administrou os canteiros viabilizados através da parceria com a Prefeitura. É um grupo bem coeso, que foi muito além do processo de plantio. Hoje as integrantes do projeto são amigas, que dividem não só o trabalho da horta, mas a vida”, declara.
Moradora do Costa Rica há três anos, Elisabete Bello destaca o aprendizado adquirido com as oficinas ao longo deste ano. “Tem sido muito bom. Estou envolvida desde o início e foi muito bom participar das oficinas, aprender sobre os cuidados necessários embaixo das torres de alta- tensão”, diz.
Segundo Tereza Santos da Silva, umas das  integrantes do projeto, uma das principais conquistas da iniciativa, além da promoção de uma alimentação mais saudável, é a união da comunidade. “Participo desde o início e o projeto é uma maravilha não é só pra mim, mas para a comunidade, que se uniu. Em matéria da horta, das verduras, o projeto traz pra nós saúde. Você come tudo saudável, tudo natural. Tem ânimo pra trabalhar, pra plantar, pra colher. É uma benfeitoria maravilhosa que a Prolar deu para gente. Temos muito para agradecer à  Prolar e a todo o  grupo que participa.
Durante o encontro, a presidente da Associação de Moradores do Costa Rica, Valéria Francine Pereira, ressaltou a contribuição da iniciativa para a comunidade. “As mulheres são guerreiras, estão trabalhando e o desenvolvimento tem sido muito bom e é um exemplo pra outros lugares também.  As pessoas estão trabalhando em conjunto, se ajudam para o bem-estar da horta e da comunidade. Só temos a agradecer a todos que desenvolveram esse projeto maravilhoso”, finaliza Valéria.
 
O projeto
O Projeto Horta Comunitária – Cultivar Energia – é uma parceria entre a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Companhia de Habitação de Ponta Grossa (Prolar) e da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), e a Copel, que disponibiliza áreas sob a rede de transmissão de alta-tensão para o cultivo de alimentos orgânicos pelas famílias do conjunto habitacional Costa Rica. Os participantes recebem todo apoio técnico sobre como trabalhar sob as áreas de alta-tensão, além de mudas e orientações para o plantio.

 

Fonte: http://www.pontagrossa.pr.gov.br/node/42131