PROLAR - Companhia de Habitação de Ponta Grossa

Fone (42) 3222-1257

Rua Balduíno Taques, 445 - 3º piso

Ponta Grossa - Paraná - 84010-050

Acesso Restrito

Novidades

Prolar é destaque em evento sobre regularização fundiária

35559105_216282065640395_2664010528279494656_n

A Companhia de Habitação de Ponta Grossa (Prolar) marcou presença no curso de capacitação em regularização fundiária promovido essa semana pela ABC (Associação Brasileira de Cohab´s e Agentes Públicos de Habitação) e a Urbalegis, em Foz do Iguaçu. O evento, realizado em parceira com a Itapu, discutiu as mudanças na legislação relacionada ao tema, capacitando técnicos para que desenvolvam projetos de regularização fundiária em consonância com a nova lei vigente. Entre os aspectos discutidos, a experiência do município de Ponta Grossa, através das ações da Prolar, figurou entre os destaques do encontro.
Durante a oportunidade, o diretor-presidente da Prolar, Dino Athos Schrutt, apresentou os avanços concretizados pela Prolar nos últimos anos, como a viabilização de mais de 7500 oportunidades de moradia e a ampliação dos trabalhos voltados à regularização fundiária no município. “Nós temos trabalhado intensamente para superar os desafios que a área de habitação de interesse social enfrenta com o grande crescimento da cidade nos últimos anos e poder compartilhar os projetos propostos para o nosso município, que vem se tornando referência na área através do desenvolvimento das políticas públicas de base propostas pela gestão do Prefeito Marcelo Rangel, é muito importante”, declara. Outros pontos ressaltados pelo diretor-presidente da Prolar como essenciais para o êxito das ações da Companhia é a constante busca por parcerias em âmbito estadual e federal, assim como o aperfeiçoamento técnico das equipes voltado ao fortalecimento do projeto de habitação do município. “É imprescindível que nossas ações estejam em consonância não só com a legislação, mas também com o momento que a cidade tem vivido, de grande expansão econômica e o consequente crescimento da população. Pensando nisso, medidas como a criação do Projeto Araucária, o Programa Lar Acolhedor de aluguel social e o Minha Casa Legal, que deve permitir a regularização fundiária para mais de seis mil famílias no município, são ferramentas  que buscam suprimir essa demanda, proporcionando além de qualidade de vida, a garantia de um bens mais importantes para a construção de uma família, que é a casa própria”, finaliza Schrutt.

 

Fonte: http://www.pontagrossa.pr.gov.br/node/39861

Horta Comunitária: Premia melhores canteiros no Costa Rica

057a9735

Iniciativa tem como intuito motivar os moradores que realizam o plantio no local
 
Reconhecer o trabalho da comunidade como forma de motivação. Na tarde desta terça-feira (19) os canteiros da Horta Comunitária do residencial Costa Rica foram avaliados e os três melhores foram premiados. A ação foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) em parceria com a Companhia de Habitação de Ponta Grossa (Prolar).

O programa Cultivar Energia é desenvolvido pela Companhia Paranaense de Energia (Copel), que cedeu o terreno e cercou a área para que a horta fosse realizada. Em março os primeiros legumes e verduras foram plantados e quinzenalmente uma equipe da SMAPA entrega novas mudas.  Agora os participantes já colhem as mais variadas hortifrútis para o próprio consumo e até mesmo venda.

“Esse trabalho é fantástico, estive na cerimônia de inauguração da Horta Comunitária e fiquei surpreso quando cheguei hoje com o rendimento do que já foi plantado. Isso deixa claro que com a vontade da comunidade e a participação do poder público as coisas podem acontecer da melhor forma possível”, declara o secretário de Governo (SMG), Maurício Silva, que participou da votação dos três melhores canteiros.

Ao todo são 90 canteiros, cada um com 15 metros de extensão. Cerca de 32 famílias atuam de maneira ativa no cuidado de suas hortas. “É local de todos, o trabalho coletivo é a melhor forma de desenvolver ainda mais o plantio em cada canteiro”, comenta a assistente Social da Prolar, Marines Viezzer.

A avaliação foi realizada a partir dos seguintes critérios: organização, delimitação do canteiro, limpeza, número de plantas, variedades, entre outros. A análise foi realizada pelos secretários municipais Maurício Silva e Ivonei Afonso Vieira (SMAPA); pelo diretor de operações da Martins Engenharia, Sedinei Rodrigues Ferreira; pelo vereador Florenal, representando o legislativo, e pelo agrônomo da SMAPA, Michel Demiate. Os três vencedores receberam os seguintes prêmios, respectivamente: jogo de panela, batedeira e sanduicheira.
 
Horta Comunitária

Neusa Alves dos Santos representou um dos ganhadores na hora de pegar o prêmio. A moradora do Costa Rica participa da iniciativa há três meses. “Já plantei alface, cebolinha, repolho, brócolis, mandioca, entre outras hortifrútis. A minha expectativa é continuar plantando e quem sabe até mesmo vender”, relata.

“Não há uma coisa mais gratificante do que ver o nosso trabalho dando certo, quando você faz coisas com amor é visível que os resultados vêm. Hoje pudemos demonstrar o reconhecimento pelo trabalho realizado pelos moradores do Costa Rica, e ainda continuaremos a apoiar esse projeto que só tem a crescer”, comenta o secretário de Agricultura, Ivonei Afonso Vieira.

Para melhor atender a comunidade, em abril a Martins Engenharia realizou uma parceria com a Prefeitura e colocou uma cisterna no local para facilitar a irrigação das mudas. “Implantamos uma rede de distribuição de água e de acordo com a demanda da população, mandamos um caminhão pipa para reabastecer a cisterna”, comenta o diretor de operações da Martins Engenharia, Sedinei Rodrigues Ferreira.

 

Fonte: http://www.pontagrossa.pr.gov.br/node/39855

Curso de Capacitação – Regularização Fundiária Urbana

FB_IMG_1529374410527

O Auditório da FAG – Faculdade Assis gurgacz, sediou o evento para capacitação em regularização fundiária realizado nos dias 18 e 19/06 na Cidade de Cascavel, mais de uma dezena de municípios estiveram presentes, entre eles Altônia, Boa Vista da Aparecida, Campo Bonito, Cap Leônidas Marques, Cascavel, Catanduvas, Céu Azul, Diamente do Sul, Guaraniaçu, Ibema, Lindoeste, Santa Lúcia, Santa Tereza do Oeste, Três Barras do Paraná. 

Na oportunidade o Diretor Presidente da Prolar e Vice Presidente da ABC, falou sobre a importância dos municípios do oeste paranaense capacitar suas equipes, levando o exemplo do trabalho desenvolvido em Ponta Grossa, que vem servindo como referência para esse novo momento com a nova legislação que trata da matéria.

 

Na foto: Diretor Presidente da Prolar Dino Athos Schrut, Sophia Rachid e Silvio Figueiredo Diretor Nacional de Regularização Fundiária do Ministério das Cidades.

 

Mais informações: https://cursocapacitacao.wixsite.com/regfundiaria

Vendas: Prolar participa da Expoimóveis

Vendas Prolar participa da Expoimóveis

Além de imóveis em diversos bairros do município, a Prolar também disponibiliza cerca de 70 lotes comerciais para venda.
 
A Companhia de Habitação de Ponta Grossa (Prolar) marca presença na 15ª Expoimóveis de Ponta Grossa. Com estande próprio, a Prolar disponibiliza para negociação lotes comercias e imóveis em diversos bairros do município. O atendimento ao público acontece no Centro de Convenções do Shopping Palladium, a partir das 16 h de sexta-feira (01), estendendo-se durante todo o fim de semana. 
“Esses imóveis são uma grande oportunidade, por isso, reforço o convite às famílias cadastradas na Prolar que estão aptas a adquirir imóveis pelo MCMV para que compareçam no nosso estande e participem desse grande evento”, declara o presidente da Prolar, Dino Schrutt. De acordo com Schrutt, além dos imóveis disponíveis, também serão disponibilizados aproximadamente 70 lotes comerciais para a negociação. “Todos esses lotes comerciais estão em áreas que dispõe de boa estrutura, sendo essenciais para que os nossos mutuários tenham acesso ao comércio diversos.

 

Fonte: http://www.pontagrossa.pr.gov.br/node/39602

Edital de Prorrogação de validade do concurso Nº 001/2015

edital

EDITAL DE PRORROGAÇÃO DE VALIDADE DO CONCURSO Nº 001/2015

 

 

O Diretor Presidente desta Companhia de Habitação de Ponta Grossa – PROLAR, no uso de suas atribuições legais e na forma do Edital de Concurso nº 001/2015, resolve prorrogar a validade do concurso homologado em 07 de Junho de 2016 (Edital nº 013/2016), e publicado no Diário Oficial do Município de Ponta Grossa, na data de 14 de Junho de 2016, por mais dois anos, consoante prevê o artigo 37, inciso III da Constituição Federal.

 

 

Ponta Grossa, 22 de maio de 2018.

 

 

DINO ATHOS SCHRUTT

Diretor Presidente - PROLAR